domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ESTUDO MOSTRA QUE EMPRESAS ESTÃO MELHORANDO SUAS FINANÇAS

Redação - 29/04/2019 13:55

Registrar. Reunir. Classificar. Interpretar dados. Essas são responsabilidades geralmente atribuídas à área de finanças das empresas. Mas com o advento da tecnologia, possibilidades como automação de processos, computação em nuvem e inteligência artificial podem transformar a atuação dessa área nas organizações no século XXI. É o que aponta o Relatório do Benchmarking Global de Finanças, da PwC. As conclusões são baseadas num estudo realizado com 600 organizações ao redor do mundo. De acordo com o Relatório, essa área pode agregar mais valor ao negócio das empresas, graças às possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias, e melhorar seus resultados com investimentos em informações comerciais, diminuição do tempo utilizado em trabalhos transacionais e redução no custo das operações.

Entre as principais mudanças necessárias apontadas para a área de finanças, estão a geração de valor. Segundo o estudo da PwC, menos de um quarto do tempo dessa área (24%) é gasto com a criação de insights de negócios. Isso leva à necessidade de os departamentos financeiros serem integrados ao processo de tomada de decisão das empresas e estarem presentes em todas as etapas desse processo. Além diso,  os profissionais de finanças devem ser mais estratégicos para colaborar com o sucesso das organizações. Segundo o estudo, as empresas pagam 25% mais àqueles profissionais que geram insights.

Redução de despesas e eliminação de ineficiências também aparecem nesse cenário. De acordo com o estudo, as funções financeiras mais eficientes custam 36% menos do que aquelas que apresentam desempenho mediano. Além disso, em muitos processos-chave, a automação e a melhoria de processos podem reduzir os custos entre 35% e 46%. Isso significa que as equipes financeiras de melhor desempenho operam a um custo menor não por causa da redução nos níveis do serviço mas devido à padronização e simplificação dos seus principais processos e sistemas – o que permite a liberação de recursos para parcerias de negócios.

Nesse processo de transformação, os profissionais de finanças não apenas precisam comprovar seu valor demostrando visão comercial ou redução de custos.  De acordo com o estudo da PwC, eles também devem desenvolver habilidades tecnológicas mais sofisticadas para utilizar as ferramentas hoje à sua disposição. Além disso, 40% dos analistas de finanças gastam seu tempo com coleta de dados, quando o mais estratégico seria dedicar a maior parte desse tempo à análise. Ainda de acordo com o relatório, para alcançar uma vantagem competitiva real, a área de finanças precisa também de uma mudança cultural com o desenvolvimento de uma mentalidade nova e inovadora. Isso significa que é provável que seus profissionais precisem mudar comportamentos, em muitos casos, desenvolvendo um perfil mais ágil, menos avesso a riscos e abertos para testar novos processos, tecnologias e formas de trabalho.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.