BAHIA SUPERA RIO GRANDE DO NORTE EM NÚMERO DE PARQUES EÓLICOS

BAHIA SUPERA RIO GRANDE DO NORTE EM NÚMERO DE PARQUES EÓLICOS

Na última semana, a Bahia passou o Rio Grande do Norte e se tornou o estado brasileiro com o maior número de parques eólicos em operação no país, com um total de 156, contra 152 do co-irmão nordestino. O resultado consta no Informe Executivo de Renováveis, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

E este número deve ficar ainda maior quando o parque da ENGIE Brasil Energia, em Umburanas, que começou a produzir na última quinta-feira (25), for contabilizado. Com mais de 1,3 mil aerogeradores em funcionamento e uma capacidade instalada de 3,852 mil megawatts (MW), a Bahia segue atrás do Rio Grande Norte por 126 MW de diferença, mas a expectativa é que esta marca também seja superada em breve. Por aqui estão previstos 38 novos parques até o final deste ano, contra dois novos por lá.

“A cada novo parque eólico, que entra em operação, a Bahia desponta. Ultrapassamos o Rio Grande do Norte em número de parques operando e é questão de muito pouco tempo para também passarmos em potência instalada”, comemora o vice-governador João Leão, atual secretário de Desenvolvimento Econômico. Outro bom sinal, ressalta, é que quase um terço de todos os projetos cadastrados para o leilão eólico em junho deste ano são baianos. As informações são da coluna Farol Econômico do jornal Correio.