sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

SALVADOR SE PREPARA PARA RECEBER CARROS HÍBRIDOS

Redação - 27/04/2019 11:00

O mercado sempre buscou alternativas que possibilitassem manter a indústria automobilística forte. Na década de 1970, com a crise do petróleo, o governo brasileiro investiu no Pro-álcool, que transformou o etanol de cana-de-açúcar numa alternativa para a gasolina e o diesel. No final dos anos 1990, o gás natural liquefeito passou a poder ser usados nos carros brasileiros. A greve dos caminhoneiros, no ano passado, e o consequente desabastecimento nos postos de combustíveis chamou atenção para alternativas ainda mais eficientes e que fossem, sobretudo, mais ambientalmente sustentáveis.

A tecnologia do motor híbrido, capaz de rodar com combustão e energia elétrica, já está presente em Salvador desde o final do ano passado, quando a BMW lançou um sedan de luxo com a motorização à base de combustão e carregamento elétrico. De acordo com o gerente comercial da Haus, uma das nove representantes da alemã credenciadas para dar manutenção nessa nova tecnologia, Iuri Osbi, os carros híbridos são uma tendência de mercado e deverão estar mais populares e acessíveis dentro dos próximos cinco anos.

“O nosso veículo não precisa de combustão para carregar o motor elétrico, e a tecnologia possibilita configurar para conjugar os motores. Aliado a isso, a bateria dá uma autonomia de 40 km”, defende Iuri. O representante da Haus pontua também que os veículos possuem bateria carregada através de plug ins, que possibilita carregar em qualquer tomada elétrica. “Até o final do ano, três shoppings da cidade já disponibilizarão em suas dependências tomadas para fazer a recarga”, diz, reforçando a ideia de que a tecnologia tende a se popularizar.

Osbi destaca ainda que, até o final de 2019, a BMW lançará mais dois modelos. “A medida que a preocupação com a sustentabilidade cresce e os governos começam a investir na redução de impostos, os carros (híbridos) tendem a chegar ainda mais baratos”, esclarece.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.