quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5286 Dólar 5.1715

PESQUISA REVELA PERFIL DE JOVENS SOTEROPOLITANOS E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO

Redação - 24/04/2019 16:25

Segundo a pesquisa do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, mais de 80% dos jovens soteropolitanos sonham em chegar ao nível superior. As principais áreas de interesse desse público são tecnologia, dança, moda e música. Os dados da pesquisa do “Perfil do Jovem do Instituto JCPM” foi divulgada nesta quarta-feira (24) em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador. O estudo ainda traçou o perfil atendido em outras três capitais nordestinas nas quais o Instituto possui atuação: Aracaju, Fortaleza e Recife.

Dentro do trabalho desenvolvido pelo Instituto, que atua desde 2011 na capital baiana, mais de 5,7 mil jovens certificados nos cursos de qualificação profissional e elevação da escolaridade, e mais de 25% deles estão inseridos no mercado de trabalho, seja nos centros comerciais ou empresas externas. Os números confirmam o interesse nas oportunidades oferecidas pelo Instituto, tendência revelada pela pesquisa, que entrevistou 272 jovens atendidos, de 16 a 24 anos, cuja maioria está inserida em famílias de baixa renda. Os jovens atendidos pelo Instituto do Salvador Shopping são moradores de Pernambués, Boca do Rio e Saramandaia. Já a unidade do Salvador Norte Shopping atende o público de São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange.

O estudo aponta também as principais dificuldades vividas nos bairros em que residem: falta de segurança (45%), violência e tráfico de drogas (22%) e falta de opções de lazer (12%). As condições adversas, no entanto, não afastam o otimismo e a proatividade na busca por oportunidades, o que leva boa parte ao Instituto JCPM de Compromisso Social. O estudo constatou que 34% dos jovens que procuram o IJCPM visam mais experiências, enquanto 31% buscam oportunidades no mercado de trabalho e 13% desejam aprimorar os estudos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.