quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

BAHIA LIDERA INVESTIMENTOS PARA ESTIMULAR ECONOMIA, AFIRMA SECRETÁRIO

Redação - 23/04/2019 17:47 - Atualizado 23/04/2019

Destaque em relatório do Tesouro Nacional como o Estado com maior porcentagem do orçamento destinada a investimentos nos dois primeiros meses de 2019, a Bahia mantém o desempenho dos últimos anos, quando se firmou entre os líderes do país neste quesito, avalia o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Ele ressalta que a ênfase nos gastos em obras e serviços que atendem a demandas estratégicas da sociedade tem caracterizado o atual modelo de gestão.

Manoel Vitório enfatiza que o governo baiano vai continuar buscando o controle dos gastos públicos e o crescimento das receitas próprias para assegurar a capacidade de investimento. “O gasto com investimento qualifica a infraestrutura, amplia os serviços, atrai investidores privados, gera emprego e renda e estimula a economia”, afirma o secretário da Fazenda. Ele lembra que entre 2015 e 2018 o governo baiano destinou R$ 10,3 bilhões para investimentos. Trata-se de valor proporcionalmente maior que o alcançado por São Paulo, estado mais rico do país e líder nacional nos últimos quatro anos: o governo paulista, tendo investido R$ 31,9 bilhões no mesmo período, possui orçamento cinco vezes maior que o baiano.

Principais investimentos: Entre os principais investimentos em infraestrutura estão os novos corredores estruturantes em Salvador, como a recém-inaugurada Avenida 29 de Março, a Via Barradão e a nova etapa da Linha Azul, que faz a ligação entre as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, além da expansão do metrô e das obras nas encostas da capital. No interior, o governo vem investindo na construção e na recuperação de estradas em todo o Estado e na implantação de obras de segurança hídrica, como barragens, que minimizam os efeitos da seca.

As entregas nos últimos anos incluíram, na área de saúde, o HGE 2 e o Hospital da Mulher, em Salvador, e ainda os hospitais do Cacau, em Ilhéus, e da Chapada, em Seabra, além da Maternidade do Hospital da Criança, em Feira, e das policlínicas regionais em Feira de Santana, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Guanambi, Teixeira de Freitas, além da ampliação do número de leitos nas redes direta e indireta. Outras nove policlínicas estão em fase de construção.

Em segurança pública são destaques a implantação do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, referência no setor no país, e ainda de 31 Distritos Integrados de Segurança (Diseps) e de 10 Centros Integrados de Comunicações (Cicons) no interior. Além da modernização das polícias baianas, os investimentos na área de segurança contemplaram ainda a renovação da frota.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.