sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA INVESTIRÁ R$ 10 MILHÕES PARA URBANIZAÇÃO NA BAIXA FRIA

Redação - 11/04/2019 14:48 - Atualizado 11/04/2019

Além da construção de mais 128 apartamentos e uma escola municipal, os moradores da comunidade da Baixa Fria, localizada entre os bairros de São Marcos e Canabrava, ganharam mais uma boa notícia: a localidade será 100% urbanizada pela Prefeitura. O anúncio foi feito na própria comunidade nesta quinta-feira (11) pelo prefeito ACM Neto e pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, ao lado de gestores municipais, vereadores e população.

O projeto integra a programação que marca o aniversário de 470 anos de Salvador. Com investimento total que supera os R$10 milhões, o conjunto de ações envolverá a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) na região, com ordem de serviço para início das obras a ser assinada no próximo mês. Além disso, a Rua Manoel Bonfim, que engloba o trecho entre a Baixa Fria e a Prefeitura-Bairro Pau da Lima, na Avenida São Rafael, será completamente pavimentada.

Também será construída uma praça em uma área de 6 mil m², que terá itens como parque infantil, Academia da Saúde, quadra poliesportiva e até mesmo pista de cooper. O equipamento de convivência e lazer será erguido na área onde hoje residem as famílias que serão beneficiadas com os novos apartamentos.

O prefeito lembrou a luta para mudar a situação dos moradores, que viviam uma situação completamente insalubre: as casas eram improvisadas com papelão e não havia qualquer acesso a equipamentos e serviços públicos. A construção da primeira etapa do conjunto habitacional, com 230 residências entregues em 2017, havia passado antes por problemas que envolveram erros de elaboração e execução do projeto.

“Foi enfrentada a primeira etapa, que já conseguiu mudar a vida de muitas pessoas que vivem nesse conjunto. A Prefeitura completa esse compromisso dando condições a outras pessoas, além da oferta de outros equipamentos e serviços públicos que vão chegar para a comunidade. A intenção é trazer dignidade, paz, segurança e principalmente qualidade para a vida dessas pessoas”, afirmou o prefeito.

A doméstica Margarida Silva, de 54 anos e há 32 deles como moradora da Baixa Fria, relatou como era a situação do local antes das intervenções municipais. “Eu morei em barraco de madeira, só entrava rato, tinha um filho de três anos, esse tempo de chuva era pior, até em caixa tinha que guardar as roupas porque perdia os móveis. Hoje, para mim, está sendo ótimo porque nem vejo a chuva quando estou dormindo. Eu e todos os moradores daqui estamos felizes com a primeira e, agora, a segunda etapa que vai ser entregue em breve”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.