A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou a proibição da entrada de baleiros nos ônibus de Salvador. “Essa decisão não vai resolver a questão da segurança nos ônibus, e, sim, intensificar a desigualdade social na capital baiana. Essa atitude só impõe mais dificuldade e restrição para o trabalhador informal que vive um grave cenário de desemprego na capital”, afirmou.
De acordo com a parlamentar, a relação do número de assaltos com a entrada dos baleiros não tem fundamento e nem está nos registros das ocorrências. “A vulnerabilidade do sistema de transporte é um recorte da nossa realidade. Impedir a entrada do trabalhador informal nos ônibus parece mais uma faxina étnica e uma forma de criminalizar essas pessoas”, disse.
Para Marta, não existe nada que justifique a proibição dos baleiros. “Em que dado se sustenta a justificativa da proibição? Como é possível concluir que eles são o problema da segurança pública? Não podemos resolver um problema tomando medidas que criminalizem essas pessoas que, muitas vezes, passam a comercializar nos ônibus por necessidade financeira”, finalizou.