quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

PONTE SALVADOR ITAPARICA PODE PREJUDICAR FLUXO DE NAVIOS

Redação - 25/03/2019 14:04 - Atualizado 25/03/2019

Por João Paulo Almeida 

O Projeto da Ponte Salvador Itaparica, apresentado pelo governo do estado e alvo de uma audiência pública na ultima quinta-feira pode prejudicar o fluxo de navios na Bahia de Todos os Santos. Em contato com o portal Bahia Econômica, Paulo Villa, diretor executivo da Associação dos Usuário dos Portos da Bahia (USUPORT) explicou que o projeto tem dois impactos diretos no porto.

“Primeiro que o projeto da Ponte utilizaria uma área do porto e isso diminuiria a qualidade das manobras no local. Hoje o Porto tem uma área boa para manobras, com a ponte essa área ficaria muito ruim. Então isso iria prejudicar o porto de Salvador” explicou Villa.

Ainda segundo Paulo, o segundo ponto do projeto da Ponte que precisa ser revisado é a questão do vão central. “No projeto atual o vão de 450 metros inviabiliza o fluxo em mão dupla em baixo da ponte. Então quando um navio chegar vai precisar esperar o outro passar e isso gera custos mais elevados para a embarcação”, explicou.

Em entrevista ao Bahia Econômica o vice governador João Leão, afirmou que a Ponte teria muito espaço para trafego (Veja aqui). Paulo concorda com o governador , porém ressalta que no futuro o a altura da ponte inviabilizaria a utilização de estaleiros. “Temos dois tipos de navios que utilizam estaleiros para o comércio de óleo e gás ambos são maiores que a Ponte e a Bahia não pode ficar de fora de um negócio econômico.

Paulo ainda ressalta que é a favor da Ponte, porém afirma que o projeto precisa ser revisto. “Eu acho que a Ponte é boa para Bahia e nesse momento que o governo está abrindo espaço para audiências publicas é necessários que as entidades que trabalham com os portos como a Usuport possam falar aquilo que pode acontecer mostrando os problemas que podem surgir caso o projeto saia do papel”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.