O ranking das empresas que mais apareceram nos registros de denúncias durante o ano de 2018 foi apresentado pela Diretoria de Ações de Proteção à Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). As três primeiras posições da lista são compostas, respectivamente, pelas empresas Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento, Hipercard Banco Múltiplo S.A e o Banco Agiplan.
Titular do órgão, Roberta Caires anunciou a lista em evento realizado no auditório da Codesal, em celebração ao dia do consumidor. Este foi o primeiro cadastro de empresas denunciadas por consumidores em Salvador. “O papel da Codecon é informar, proteger e defender os direitos dos consumidores. A partir do momento que apresentamos essa lista, os consumidores conhecem melhor as empresas antes da contratação dos seus serviços e ficam mais alertas e atentos, tendo a possibilidade de serem menos vulneráveis, evitando passar por situações de abuso na relação de consumo”, afirmou Caires.
Empresas que prestam serviços de alimentação, saúde e privados também fazem parte da tabela, a exemplo das Lojas Americanas, Casas Bahia e a Vivo. De acordo com o órgão, as empresas que compõem a lista foram autuadas e sofreram processo administrativo no ano de 2018. As reclamações mais frequentes estão relacionadas a abusos na cobrança de multas e juros, além da falta de flexibilidade nos prazos durante a renegociação das dívidas. No ano passado, foram realizados 10.534 atendimentos.
Para a diretora, isso mostra que o consumidor baiano tem se preocupado cada vez mais com seus direitos. “Tivemos um crescimento de 100% no atendimento no ano passado comparado a 2017. Os baianos têm procurado cada vez mais os seus direitos e isso também é fruto do trabalho de informação e educação que tem sido desenvolvido pela Codecon junto ao consumidor”, conclui.