Em janeiro, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia caíram tanto em relação a dezembro (-2,1%), na série com ajuste sazonal, quanto frente a janeiro de 2018 (-4,4%). Ambos os resultados ficaram significativamente abaixo da média nacional. No Brasil como um todo, as atividades de serviços ligadas ao turismo cresceram 3,2% entre dezembro e janeiro deste ano e 3,8% na comparação com janeiro de 2018.
O desempenho do turismo baiano em janeiro foi também o terceiro pior dentre os 12 estados onde esse grupo de atividade é investigado separadamente, tanto na comparação com dezembro quanto frente ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi o pior janeiro para as atividades ligadas ao turismo no estado desde 2012, quando a queda havia disso de -5,1%. Além disso, foi o pior desempenho dentre os estados do Nordeste que são pesquisados. O Ceará apresentou o segundo maio crescimento do turismo entre janeiro 19 e janeiro 18 (8,8%); Pernambuco ficou em quarto lugar (1,9%).
Com esse resultado, nos 12 meses encerrados em janeiro, os serviços relacionados ao turismo na Bahia acumulam retração de -2,3%, também a terceira mais intensa, acima apenas das quedas no Rio de Janeiro (-2,6%) e Paraná (-6,3%). Para o Brasil como um todo, há um crescimento de 2,3% nesse indicador.