quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: EMPRESAS REGISTRAM 50% DE FALTAS

Redação - 01/03/2019 20:00 - Atualizado 01/03/2019

Não é segredo para ninguém que a quarta-feira de cinzas é um dia complicado para empresas que resolvem retornar ao trabalho após as 12h. Apesar de ser facultativo o feriado neste dia, após a maior e mais agitada festa do país, grande parte das empresas opta por funcionar normalmente. E é ai que vem o pepino para muitas: lidar com o grande número de ausências. Um levantamento da Pontomais, empresa líder em gestão de jornada e registro de ponto digital, mostrou que a ausência nesse dia supera a de véspera de ano novo, outro importante feriado no país.

“O universo que analisamos foi de 30 mil colaboradores de 3 mil empresas que funcionaram na quarta-feira de cinzas de 2018. Desse recorte identificamos que as empresas somam 50% em ausência no carnaval, o que na véspera de Ano Novo, por exemplo, representa 37%. Uma grande diferença”, analisa Gabriel Colombo, head de marketing da Pontomais. A maior fatia dessa porcentagem está relacionada ao absenteísmo que significa faltas, atrasos e saídas antecipadas. Uma menor fatia são os acordos e banco de horas.

Uma pesquisa acadêmica realizada por Silvana Fernandes, head de RH da Pontomais, mostrou que as causas das ausências estão relacionada às festas ou viagens que caracterizam o feriado do carnaval. Trânsito, dor de cabeça e ressaca estão entre a maioria das justificativas para as faltas da quarta-feira de cinzas. Se colocar dentro do Código de Identificação de Doenças, o CDI, as que mais aparecem são: cefaléia, náusea e vômito, lesão e dores articulares, sintomas comumente associados ao exagero no consumo de álcool. A Pesquisa foi feita com uma amostragem de cerca de mil colaboradores de Curitiba (PR).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.