quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

SODAS ARTESANAIS SE ESPALHAM EM VERSÕES ULTRAREFRESCANTES

Redação - 25/02/2019 07:00 - Atualizado 25/02/2019

Neste verão, o mate ficou para trás no quesito bebida sem álcool mais pedida nos bares e restaurantes. No lugar dele, uma variedade enorme de copos geladinhos com misturas de xaropes e frutas, turbinadas com muito gelo e gás, conquistou o posto de bebida refrescante da vez. As sodas cariocas têm inspiração nas italianas, mas receberam releituras bem mais frescas. Até quem vai ter uma noite entre drinques pede uma para começar. Além de ser uma delícia, ela aplaca o calor em segundos e, depois, tudo fica bem mais gostoso.

Na nova casa de carnes do Leblon, a Heat Firehouse, o bartender Marcelo Emídio preparou três opções: de maçã verde com gengibre, de hibisco com hortelã e de frutas vermelhas. Foi como uma aposta, ele não imaginava que a soda viraria tão queridinha assim. Em pouco tempo de teste, Marcelo já percebe que até os sucos perderam espaço.

— É realmente uma tendência. Vejo que a soda está se multiplicando nas casas da cidade. Eu já usava como ingrediente nos drinques (o Bourbon Love Potion, por exemplo, leva uísque, morangos, limão-siciliano e a soda de hibisco) , mas agora ela tem ganhado protagonismo e já estou pensando em uma carta só de sodas para todas as casas do grupo — conta o bartender, que assina ainda os drinques do Pici, Oia, L’Atelier Mimolette e Brasserie Mimolette. — Fazemos tudo na hora e usamos o cilindro de CO² para gaseificar a bebida. Quem for fazer em casa pode usar Club Soda ou água com gás, que fica quase igual.

Ah, ele conta mais um detalhe: quase toda soda vai bem com vodca ou gim, então vira uma bebida coringa nas festas. A dica é fazer uma jarra de soda bem gelada e deixar com que o convidado turbine com o álcool que preferir.

Tem quem já chame a soda “refrigerante da casa”, já que ela tomou o posto também dessas bebidas industrializadas. No Zazá Bistrô, em Ipanema, é servida uma opção feita com gengibre, xarope de tangerina e água gasosa. — A soda artesanal é uma opção para matar aquela vontade de tomar refrigerante, sem o lado B do açúcar — opina Zazá Piereck.

No Tortin, bar do Be+Co, em Botafogo, são preparadas algumas versões: de morango com limão; de limão com canela, maçã verde e pimenta; e ainda de elderflower com água de laranjeira e limão. Todas criadas pelo mixologista Igor Renovato, que assina a carta dali.

— Eu aposto nas sodas como a bebida deste verão. Percebo um movimento bem forte ao redor delas na maioria dos bares. Elas se fortaleceram no embalo do crescimento dos mocktails, quando tivemos que criar drinques sem álcool tão bacanas quanto os alcoólicos. No Tortin, usamos água com gás nos preparos, o que só destaca que é possível fazer em casa sem ter muito trabalho — diz Igor.

Além da água com gás, existem máquinas para preparos de refrigerantes caseiros bem legais para adquirir, bonitinhas e que podem tranquilamente dividir a bancada com a máquina de café. Um dos xaropes mais clássicos e fáceis de preparar no estilo home made é o que leva gengibre, açúcar e limão. Vai bem com tudo e já fica ótimo misturado com água com gás. Uma boa proporção é quatro partes de água com gás para uma de xarope servido em um copo com bastante gelo.

No Liga, bar em Botafogo, o bartender Laézio Lima prepara soda na frente do cliente. Tanto faz se será servida pura ou como um dos ingredientes de um drinque. Lá, há versões com todo o jeitão de soda italiana. A de grenadine com gengibre, bem vermelha, ou de Blue Curaçau com hortelã, superazul, fazem um efeito coloridão.

RECEITAS PARA FAZER EM CASA

Xarope de gengibre:

Ingredientes:

1 xícara de gengibre descascado e picado

1 xícara de açúcar

3 xícaras de água

Modo de fazer: ferva todos os ingredientes até reduzir pela metade. Deixe esfriar. Coe e coloque na geladeira.

Soda de tangerina com gengibre

Ingredientes:

200ml de Club Soda ou água com gás

50ml suco de tangerina

Suco de 1 cm de gengibre espremido

5 cubos de gelo

Modo de fazer: coloque as pedras de gelo em um copo. Adicione o suco de tangerina e gengibre. Finalize completando o copo com o Club Soda ou água com gás.

Soda de maçã verde e limão

Ingredientes:

2 xícaras de água

2 xícaras de açúcar

4 maçãs verdes

1 xícara de suco de limão

Modo de fazer: leve o açúcar e a água em fogo baixo até o açúcar derreter. Deixe esfriar e junte o suco de limão. Inclua as maçãs cortadas em fatias fininhas e reserve em um vidro. O ideal é deixar essa mistura descansar por dois dias na geladeira. Depois, coloque no copo três colheres de sopa desse xarope e complete com gelo e água com gás.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.