quarta, 17 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2425

JOSÉ MACIEL : A AGROPECUÁRIA  NO  NOVO  GOVERNO: EMBATES E INSPEÇÃO SANITÁRIA

Redação - 25/02/2019 09:12
Enquanto o Ministério da Economia e a equipe econômica colocam o “bloco na rua” com o lançamento  da proposta de Reforma da Previdência, pouco se sabe ainda sobre as propostas iniciais que os demais ministérios estão preparando para “entrar na avenida”.
No que diz respeito ao Ministério da Agricultura, as notícias que chegam dão conta de “ruídos” entre a a Ministra  Tereza Cistina e o Ministro Paulo Guedes por conta da remoção de barreiras  antidumping   ao setor lácteo  neozelandês  por parte do do Ministro da Economia, o que teria motivado reação da Ministra e pronta determinação do Presidente da República no sentido de imediata  compensação ao setor agropecuário. Ainda neste front, os setores ruralistas parecem inconformados com   a pretendida redução de subsídios ao crédito rural  já no próximo Plano Safra, 2019/2020. A receita liberal do ministro  é conhecida, mas , na verdade , a agropecuária brasileira é muito  competitiva, e, ressalte-se, com “grau” de subsídio muito pequeno, como veremos logo adiante. Portanto, Ministro Paulo Guedes, não vá por aí e não penalize o setor mais competitivo da economia nacional, responsável pela salvação da nossa balança comercial.
Vamos aos subsídios.
A OCDE- Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico tem realizado periodicamente estudos a respeito. Dados desta entidade revelam quem, em 2013, os agricultores de  países desenvolvidos  receberam subsídios da ordem de 258 bilhões de dólares. Na média, 18%  da renda dos agricultores  das nações desenvolvidas é proveniente desses subsídios. Em alguns países, esse apoio chega a 65% da renda.  No Nova Zelândia, Austrália e Chile, esse apoio não passa de 3% da renda total. No Brasil , o apoio está ao redor de 4%.  Nos EUA e União Europeia , os números corresponderiam a 8% a  8% e 19%, respectivamente.  Portanto, os agropecuaristas nacionais são muito eficientes  no plano internacional. E com pouquíssimo apoio da política oficial.
Em termos de instrumentos de políticas, o crédito rural hoje tem, em alguns casos,  juros acima da taxa básica  da economia e da inflação. Por conseguinte, o ciclo de crédito rural altamente subsidiado  já   acabou e já faz tempo. As políticas   de preços de garantia têm sido desmobilizadas progressivamente e o seguro rural, que tem parte da alíquota dos prêmios subvencionada pelo orçamento federal, cobre algo como apenas 10% da área agricultada no Brasil, ante mais de 90% da produção segurada nos  EUA. Os números mostram , portanto, que a equipe econômica deve moderar sua pretensões de redução do apoio  à nossa agropecuária.
Do lado do  Ministério da Agricultura, sabe-se que a Ministra da Agricultura quer implantar o mecanismo do “autocontrole ” nas inspeções sanitárias nas agroindústrias, inclusive frigoríficos. Voltaremos a
este teme em breve, mas vamos deixar um alerta. No que toca  aos mercados internacionais , o recado é claro: o mercado “cobra a presença física e diária, nos frigoríficos, de um auditor sanitário ligado   ao Poder Público”. Essa frase é atribuída ao ex- Ministro Blairo Maggi. Ou seja, Ministra Tereza Cristina , deixa essa proposta para mais adiante. Qualquer vacilo, depois da “Operação Carne Fraca”, pode  contaminar a imagem  e a credibilidade de nosso sistema de inspeção sanitária, com repercussões graves nas nossas exportações de carnes. Voltaremos ao tema oportunamente.
José Masciel
Consultor Legislativo e doutor em Economia pela USP. E-mail: [email protected]

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.