domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LEUR LOMANTO JR E PEDRO TAVARES VISITAM MINISTRA DA AGRICULTURA E GARANTEM APOIO NA LUTA PARA AJUDAR PRODUTORES DE CACAU

Redação - 22/02/2019 08:22 - Atualizado 22/02/2019

O deputado federal Leur Lomanto Jr (DEM) e o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), estiveram nesta quinta-feira (21/02), no Ministério da Agricultura, onde, em audiência com a ministra Tereza Cristina garantiram o apoio na luta pela reparação das dívidas, dos produtores de cacau, da região Sul da Bahia. Acompanhou os deputados, o representante dos produtores de cacau, Rui Souza, o ex-deputado estadual Ewerton Almeida, do Instituto Pensar Cacau e a vereadora de Itabuna, Charliane Sousa.

Os parlamentares relataram a decadência da produção do cacau, iniciada no final dos anos 80 com a disseminação da vassoura de bruxa, nas plantações e a crise econômica que o fato causou na região. Durante a reunião, eles ressaltaram os prejuízos sofridos pelos produtores a partir dos empréstimos concedidos pelo Governo, através da nota técnica da Ceplac e que, ao final se tornaram dívidas impagáveis.

Leur Jr. enfatizou a reação da ministra, diante dos relatos e o compromisso de apoiar a causa.  “Conseguimos sensibilizar a ministra, que ressaltou a sua disponibilidade em agendar uma visita a região Sul do nosso estado a fim de conhecer mais de perto a realidade e nos ajudar nessa luta”, afirmou Leur Jr.

O deputado Pedro Tavares frisou o apelo para que o Governo Federal olhe pela situação e frisou a receptividade da titular. Ele “Vamos lutar pela renegociação das dívidas, já que os produtores não têm culpa e não podem pagar por um erro que não é deles. A região cacaueira quer continuar gerando emprego e renda, plantando e produzindo o cacau. Não pedimos um favor, mas justiça por toda a contribuição que a região Sul do estado da Bahia deu ao país”, enfatizou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.