O problema do plástico nos oceanos está sendo pautado pela campanha da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e da ong Rede Viva Mar Vivo, que acontece nos sábados de fevereiro em Salvador. A próxima ação da campanha O mar não está para plástico acontece na praia de Boa Viagem, Cidade Baixa, dia 16, às 9h. Os interessados em se voluntariar para a coleta de lixo e conscientização devem se inscrever, preenchendo o formulário online ou diretamente no local.
O ponto de encontro dos guardiões será montado na praia, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. A Sema irá instalar toldos com infraestrutura para suporte aos voluntários, com água e equipamentos para a coleta (luvas, coletes e baldes). Os voluntários devem levar sua garrafa ou caneca para beber água. A coleta dura cerca de 60 minutos. Em seguida, será feita a separação e avaliação do material coletado e sorteio de brindes entre os voluntários.
O surfista e shaper de pranchas Bruce Kamhonk é parceiro nessa edição e irá sortear entre os voluntários três vagas para remada de stand up padlle – SUP, pelo projeto Aprendendo com o Mar (Porto da Barra), e três vagas para remada na canoa havaiana Moana Nalu (Kaleopapa Canoe Clube). Também serão sorteados exemplares do livro de fotografia Unidades de Conservação da Bahia, produzido pela Secretaria do Meio Ambiente.
Todos os voluntários e interessados no tema da saúde dos oceanos e gestão costeira podem participar. A orientação para os banhistas é de que seu lixo deve ser retirado da praia após o lazer e levado para as lixeiras mais próximas. Na última edição, os voluntários coletaram 3.831 resíduos da praia de Piatã. A campanha prossegue dia 23, na praia do Buracão (Rio Vermelho), às 9h.