FARMÁCIAS TÊM AUMENTO DE MAIS DE 40% EM VISITAS

FARMÁCIAS TÊM AUMENTO DE MAIS DE 40% EM VISITAS

O verão começou oficialmente no 21 de dezembro e, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), a estação deve manter temperaturas acima da média no Brasil, superando os 31,5ºC registrados no mesmo período de 2017/2018. Assim, a In Loco Location Intelligence, realizou um estudo* com dados anônimos de visitas em estabelecimentos das categorias farmácia, academia e supermercado para entender o comportamento das pessoas nesses locais durante o verão, assim como para identificar a variação de fluxo de um ano para o outro e entre a estação oposta.

A análise levou em conta a base de dados da In Loco, empresa de tecnologia de geolocalização, que conta com mais de 60 milhões de usuários no Brasil e 25 milhões de locais mapeados no mundo. O período analisado foi entre 21 de dezembro a 21 de janeiro de 2018 e 2019 e também os primeiros dias do último inverno, de 21 de junho a 21 de julho de 2018.

De acordo com a pesquisa, o fluxo de visitas às farmácias cresceu mais de 40% no início do verão de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. O aumento das visitas à categoria também pode ser atribuído às altas temperaturas que demandam certos cuidados com a saúde. Quando comparado o verão deste ano com o inverno do ano passado, as visitas também aumentaram 33%. Ou seja, a frequência a esses estabelecimentos cresceu bastante entre as estações e de um ano para outro.

Um suposto cenário, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é que as redes de farmácias têm investido em serviços de segmentos complementares, além de medicamentos, o que de certa forma aumenta as visitas a esses estabelecimento. Ainda de acordo com a Abrafarma, o número de farmácias que contam com salas de serviços farmacêuticos quase triplicou entre outubro de 2017 e outubro de 2018, saltando de 605 para 1.670 – um avanço de 176%.

Outra categoria analisada é o de academias, conforme levantamento o fluxo de visitas nesses estabelecimentos caiu em 18% nos primeiros 30 dias de verão de 2019 com relação ao mesmo período de 2018. Por fim, o estudo da In Loco Location Intelligence também avaliou o fluxo dos supermercados e identificou que as visitas cresceram mais 9% em 2019, na comparação do mesmo período de 2018. Quando comparado os primeiros dias de 2019 com o início do inverno do ano passado, o número de visitas a esses estabelecimentos se manteve estável. “Isso deve-se ao fato de que idas ao supermercado são necessárias em ambas as estações e o crescimento apresentado no início de 2019 reafirma as expectativas do setor para o ano”, analisa Oliveira. Uma pesquisa intitulada Verão 2019, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revela que a maioria dos empresários (48%) apostam em vendas no mesmo patamar do último verão. Já para 45% dos supermercadistas entrevistados, as vendas da próxima estação serão maiores na comparação com o ano anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.