quinta, 16 de maio de 2024
Euro 5.5756 Dólar 5.14

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO MOBILIZA ESCOLAS PARA A SEGUNDA ETAPA DO CENSO ESCOLAR

Redação - 06/02/2019 17:45 - Atualizado 06/02/2019

A Secretaria da Educação do Estado deu início, nesta semana, à segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2018, que é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em articulação com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Considerado o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, o Censo Escolar representa um importante levantamento estatístico educacional. Através dele, é possível se obter um diagnóstico da Educação brasileira e traçar o perfil educacional de cada região e, através da análise dos dados, é possível identificar as políticas públicas educacionais adequadas.

O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional (Ensino Regular, Educação especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional). Até 20 de fevereiro, as escolas das redes estadual e municipal deverão fazer a coleta de dados para o módulo Situação do Aluno. Os dados têm como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, diário de classe, livro de frequência e sistemas eletrônicos de acompanhamento, entre outros). De 1º a 15 de abril será o período de conferência/retificação e no dia 10 de maio os dados finais estarão disponibilizados.

O Censo Escolar é realizado através da coleta de dados nas escolas, com caráter declaratório, em duas etapas. A primeira é a Matrícula Inicial, quando há a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda é a Situação do Aluno, que considera os dados sobre rendimento escolar (aprovado e reprovado) e movimento (transferido, falecido e deixou de frequentar) dos alunos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.