sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA ABRIR UM NEGÓCIO COM POUCO DINHEIRO

Redação - 01/02/2019 13:35 - Atualizado 01/02/2019

Um advogado renomado que largou tudo para abrir uma lanchonete. O casal de publicitários que largou o emprego para criar uma empresa de coaching. O jovem que teve uma ideia revolucionária e investiu sua poupança em um negócio antes de sair da faculdade. Histórias como estas têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente na internet. E o sucesso destes casos inspiram muitas outras pessoas a seguirem o mesmo caminho, mas que se acham incapazes por não terem as mesmas oportunidades ou um valor alto para investimento.

A verdade é que não é preciso de muito para ser dono do seu próprio negócio. “Empreendedorismo é empreendedorismo em qualquer lugar no mundo e com qualquer renda. Algumas pessoas têm mais facilidades, mas os problemas são os mesmos e a burocracia é a mesma. O que muda, talvez, é o quão mais rápido vai ser esse processo”, afirma o professor da UNIFACS Paulo Henrique Oliveira, coordenador do Laboratório de Empreendedorismo Social (Labsocial)

Ter uma boa ideia é, talvez, o principal impulso na hora de encarar o empreendedorismo. O que não significa, necessariamente, que precise ser algo completamente inovador. Mais importante que isso, é preciso saber enxergar as oportunidades. “Nem sempre o dinheiro define o que é que vai ser sucesso ou não no empreendedorismo. O ideal é você parar e pensar em soluções criativas: o que você pode adaptar? Modificar? Substituir? Combinar com outras coisas? A partir disso vir com novas ideias”, analisa Oliveira.

“O grande empreendedor que tem dinheiro, ele vai lá, tem uma ideia e implementa. O que não tem essa renda pode observar os problemas no seu entorno, o que eles passam diariamente e quais serviços que não são oferecidos. Problemas educacionais e problemas sociais acabam se tornando oportunidades. Além de se ajudar gerando uma renda, ele vai ajudar a sua comunidade, facilitando e inspirando a vida de outras pessoas”, defende.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.