Depois da experiência em 2018 com o projeto ‘Verão com as Cameratas’, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) amplia e intensifica a ideia para 2019 com o ‘Verão da Osba’. A partir de agora, além de grupos de câmara, o público pode apreciar concertos sinfônicos ao ar livre.
As apresentações serão realizadas entre quarta-feira (9) e sábado (12), sempre a partir das 18h, no Mirante do Forte São Diogo, no Porto da Barra. Todas as apresentações são gratuitas, mas estão sujeitas à lotação do espaço. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do início dos espetáculos.
A programação tem início com música de câmara, na quarta (9) e quinta (10), às 18h, com apresentação dos grupos Bahia Cordas, Quadro Solar e Quarteto Novo, que compõem o Projeto Cameratas da Osba. Logo em seguida, às 19h30, será a vez do Quinteto de Metais da Osba se apresentar.
Já na sexta (11) e no sábado (12), com orquestra completa e regência do maestro Carlos Prazeres, a Sinfônica da Bahia promove um repertório todo composto por serenatas, em dois horários. A primeira apresentação será às 18h, com serenatas de A. Nepomuceno, E. Elgar e A. Dvorák; e no segundo horário, às 20h, a orquestra executa serenatas de J. Brahms e W. A. Mozart.
Com realização da Osba, corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA), gerido pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) e subsidiada pelo Governo do Estado, o ‘Verão da Osba’ tem a proposta de conectar a música clássica com a atmosfera do verão baiano e com a beleza arquitetônica e natural do entorno da Baía de Todos-dos-Santos.