domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROJETO DA NOVA PREVIDÊNCIA SERÁ APRESENTADO HOJE COM EXPECTATIVA DE MUDANÇA NO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Redação - 07/01/2019 07:00 - Atualizado 07/01/2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai apresentar até a próxima segunda-feira (7) o plano de reforma da Previdência, que será sugerida ao Congresso Nacional pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para que seja votado. De acordo com o Correio Braziliense, a informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, logo após a primeira reunião entre os encarregados pelas pastas do governo Bolsonaro. A proposta enviado por Paulo Guedes deve ser analisada pelo Congresso assim que os parlamentares retornarem do recesso, em fevereiro.

A grande expectativa do projeto é o tempo de contribuição. O presidente Jair Bolsonaro que estabelecer a idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. O projeto de reforma da Previdência enviado à Câmara pelo governo Michel Temer previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta esta alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

“Todos vão ter que contribuir um pouco para ela [reforma] ser aprovada. O que pretendemos é, ao você botar no plano a reforma, passar um corte até 2022, essa é a ideia inicial. Aí seria aumentar para 62 anos homens, e 57, mulheres, não de uma vez vez só, um ano a partir da promulgação e um ano a partir de de 2022”, disse. Segundo Bolsonaro, o sistema previdenciário entrará em “colapso” em dois ou três anos se não houver a reforma. Pela previsão do governo, as contas da Previdência Social registrarão déficit de R$ 308 bilhões neste ano, por exemplo. Com informações do G1.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.