sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1615

LEVANTAMENTO APONTA AUMENTO POR FUNDOS DE INVESTIMENTO EM 2018

Redação - 03/01/2019 13:35 - Atualizado 03/01/2019

De acordo com levantamento realizado pelo buscador de investimentos yubb os fundos de investimento foram a classe de investimento mais buscada em 2018, representando um aumento de 134% em relação ao ano de 2017. Outro destaque é o crescimento das buscas por fundos de ações e cambiais, comportamento preocupante, tendo em vista o perfil mais conservador do brasileiro e alta volatilidade e potencial de perdas em fundos de ações e cambiais. “É possível que muitas pessoas acabem investindo em ativos inadequados para os seus objetivos”, explica Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb e especialista em investimentos.

Os investimentos mais buscados em 2018 chamam atenção em razão do grande aumento do interesse do brasileiro por produtos mais arrojados e com maior potencial de rentabilidade: “Com o movimento de queda da SELIC e menor remuneração dos títulos de renda fixa, notamos uma crescente busca por fundos de investimento ao longo de 2018, já que estes eram a grande aposta dos especialistas para o ano” comenta o fundador do Yubb. “Mesmo após a greve dos caminhoneiros em maio, com a desvalorização de grande parte dos fundos de investimento, o brasileiro continuou buscando fundos multimercados e fundos de ações”, complementa Pascowitch. Com isso, os fundos tiveram um aumento de buscas em detrimento da rentabilidade mais baixa em produtos de renda fixa mais conhecidos, como CDB, títulos do Tesouro Direto, LCI/LCA.

Além dos fundos multimercado e de ações, a grande surpresa foi o crescimento das buscas por fundos cambiais, representando um aumento de mais de 350% com relação ao ano de 2017. Bernardo Pascowitch explica que esse significativo crescimento guarda relação com a escalada do dólar no ano em função do período eleitoral. “Recebemos centenas de dúvidas, mensagens e questionamentos por parte de investidores sobre investimentos em moeda estrangeira, principalmente o dólar. Os meses de setembro e outubro foram muito voláteis para as cotações da moeda americana e despertou o interesse nos brasileiros, independentemente de planejarem ou não uma viagem internacional”, explica Pascowitch.

O fundador do Yubb destaca a necessidade de o investidor analisar o seu perfil de risco, seus objetivos e características de cada investimento: “Fundos de ações e fundos cambiais são investimentos bastante arriscados para uma pessoa que possui dinheiro na poupança e quer fazer sua primeira aplicação. O comportamento de ‘manada’ que observamos em razão da alta do dólar é preocupante, já que é preciso evitar investir em ativos inadequados para os objetivos. O comportamento que vimos em 2017 com bitcoins parece se repetir em 2018, agora com os fundos cambiais”, alerta Pascowitch.

O levantamento considerou os 15 tipos de investimento mais buscados pelos brasileiros em 2018 na internet brasileira, analisando tendo sido analisados 443.987 investimentos diferentes disponibilizados para pessoas físicas por meio de plataformas online de investimento de bancos, corretoras, financeiras e fintechs de investimento entre 01 de janeiro e 20 de dezembro de 2018. Também foi considerado o intervalo de valores entre R$ 1,00 e R$ 50.000,00 para o recorte de buscas de investimentos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.