quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

“UM SENTIMENTO DE ORFANDADE E TRISTEZA TOMOU CONTA DA BAHIA”, DIZ LÍDICE SOBRE MORTE DE MÃE STELLA

Redação - 27/12/2018 19:43

A senadora Lídice da Mata, eleita para o cargo de deputada federal na próxima legislatura, postou nota de pesar em suas redes sociais na qual lamenta a morte da yalorixá Mãe Stella de Oxossi. Confira o texto na íntegra:

Um sentimento de orfandade e tristeza tomou conta da Bahia e dos baianos com a notícia da morte de Mãe Stella de Oxóssi, nossa guia espiritual, conselheira, a mais conhecida e respeitada ialorixá baiana, no país e no exterior. Uma mulher extraordinária, com intensa atuação ao longo de várias décadas, no combate à discriminação dos negros, das mulheres, na defesa e valorização das manifestações culturais e religiosas de matrizes africanas.

Responsável por diversas ações na área educacional em que se destaca o ensino obrigatório, muitos anos antes da vigência da Lei 10.639/2003, da cultura e história afro-brasileiras, na escola pública que funciona dentro do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá.

A primeira sacerdotisa do culto afro no Brasil a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. Estudiosa e defensora da cultura negra, publicou vários livros, contribuindo significativamente para uma maior divulgação dos cultos africanos, tornando o Candomblé uma religião acatada e amoldada à realidade brasileira. Foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião, também foi colunista do jornal baiano, “A Tarde”. Sem dúvida fará muita falta a todos nós.

Siga em paz Mãe Stella e de onde estiver continue a nos iluminar com a sua sabedoria!

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.