quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

NORMAS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS FORAM DISCUTIDAS NA BAHIA

Redação - 27/12/2018 09:20 - Atualizado 27/12/2018

Clientes da PwC Brasil na Bahia contaram com uma ajuda extra para fechar suas demonstrações financeiras. Diretores e gerentes sêniores do escritório em Salvador ministraram uma atualização sobre normas contábeis  e tributárias que devem constar nas demonstrações deste ano e no próximo.

Na ocasião, além de serem revisitadas as normas internacionais de relatório financeiro – as chamadas IFRS – e das práticas contábeis adotadas no Brasil – emitidas pelo CPC, vigentes desde 1º de janeiro de 2018, foram apresentadas as normas que entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2019, como a IFRS 16/CPC 06.

Adicionalmente, foram apresentadas as evoluções e implicações de temas tributários, como exclusão do ICMS da base de cálculo do  PIS/COFINS. Com a IFRS 16/CPC 06, haverá mudanças na contabilização de arrendamento para empresas, influenciando, portanto, os registros contábeis de locação de escritórios, espaços, veículos e outros tipos de propriedade que viabilizam suas operações. A nova norma altera o modo como as organizações devem identificar, mensurar, contabilizar e divulgar arrendamentos em suas demonstrações financeiras.

Uma das diretrizes da IFRS 16/CPC 06  diz respeito à definição dos casos de arrendamento. Para identificar se um determinado contrato constitui arrendamento, ainda que implícito em um contrato de prestação de serviço, as empresas devem avaliá-lo com atenção, observando se existe um ativo identificado e se elas têm o direito de aproveitar todos os benefícios econômicos obtidos a partir do uso desse ativo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.