O uso de cupom de desconto para compras online, que já é bem tradicional em outros mercados como nos Estados Unidos, vem caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Os cupons de desconto têm sido uma boa estratégia para conquistar e fidelizar clientes no e-commerce, setor que faturou R$ 23,6 bilhões e cresceu 12,1% no 1º semestre do ano, segundo relatórios do Webshoppers e Ebit/Nielsen. Levantamento feito pelo Reduza e Reduza Fretes (www.reduza.com.br), startup especializada na redução de preços em compras online, aponta que o consumidor economizou em média, 10,5% na compra de produtos usando cupons ou descontos, chegando a picos de 60% em 2018 na aquisição de itens como Geladeiras, Smartphones, Smart TV’s, moda e produtos esportivos.
O estudo da plataforma que automatizou a busca por cupons de desconto na internet, mostra que 49% dos usuários que buscaram por um cupom para sua compra através da ferramenta tiveram êxito, bem diferente de anos anteriores, onde esse número foi de apenas 37% em 2017 e 26% em 2016. Para os lojistas, o desconto é uma boa alternativa para reduzir a taxa de abandono de carrinho, que hoje chega a 82,3%, de acordo com o E-commerce Radar 2017, e este também é um recurso que deve ser usado como estratégia para aquisição de novos consumidores.
Outras informações levantadas pela plataforma reforçam a importância das ferramentas no processo de compra do consumidor. A variação média do preço entre diferentes lojas que comercializam o mesmo produto é de 72.9%, podendo atingir picos de mais de 2000%, ou seja, um produto que custa R$ 999 em uma loja, pode custar R$ 1728 em outra. Além disso, o frete pesa em média 14% no valor final da compra, podendo chegar a 28% em estados do norte do país.
Para Alessandro Fontes, co-fundador da startup, esses números mostram que é fundamental que o consumidor use das ferramentas disponíveis para comprar pelo menor preço e valorizar ainda mais seu dinheiro. “Então, compare, monitore o preço do produto e o valor do frete, acompanhe fóruns e grupos de promoções e principalmente: use cupons de desconto”, comenta Alessandro. Com uma base de mais de 300.000 usuários e 150 lojas parceiras, a startup contabiliza mais de 3 mil tentativas de redução e R$ 130 mil em preços reduzidos para o consumidor, gerando experiência positiva de redução de preços. Veja quais foram as lojas que mais deram descontos em 2018 com cupons de desconto, dento da plataforma. O percentual indica a chance de encontrar um cupom que funcione para um determinado produto.