quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.5441 Dólar 5.1424

VAGAS DE ESTÁGIO DEVEM CRESCER 10% ATÉ MARÇO DE 2019

Redação - 24/12/2018 08:36

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estima que no primeiro trimestre de 2019 haverá um acréscimo de 10% no número de vagas de estágio oferecidas em comparação aos 710 postos que surgiram no primeiro trimestre deste ano.  A entidade considera os três primeiros meses do ano a melhor época para os estudantes conseguirem um contrato.  E o perfil dos selecionados está mudando. Cada  vez mais as empresas procuram por jovens que chegam dispostos a oferecer soluções e não se contentem em serem apenas meros aprendizes, informa o jornal Correio.

“As empresas começam a se interessar mais com o fator comportamental dos estagiários do que com o currículo”, afirma Alessandro Salvatore, gerente regional do Nordeste do CIEE. Iniciativa, facilidade de trabalhar em grupo e capacidade de apresentar resultados quando se está sob pressão formam as características mais valorizadas por  recrutadores que passaram a enxergar o estagiário como alguém que deve ter voz ativa nas organizações.

“As empresas precisam ter mais conexão com os programas acadêmicos”, avalia Luiz França, diretor de relações empresariais da ABRH-BA e diretor de RH e TI da Kordsa para a América do Sul. Ele avalia que é um grande erro manter estagiários fazendo atividades burocráticas. “Precisamos inseri-los no processo e aproveitar os seus talentos”, defende França, cuja empresa em que trabalha levou este ano o Prêmio IEL de Estágio.

A mudança no perfil dos estagiários é atestada pela gerente de Desenvolvimento de Carreiras do IEL, Edneide Lima, que vê aumentar o foco em seleções diferenciadas, com jogos, desafios e treinamentos nos quais os estudantes são avaliados pela capacidade de interagir, liderar e tomar iniciativas, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido depois, dentro da própria  empresa. E quem mostra nessas atividades uma atitude empreendedora leva ainda mais vantagens.

“Isso não quer dizer que os estudantes que não se encaixam nesse perfil não conseguirão estágios. Mas para algumas vagas específicas, o comportamento é um diferencial”, explica Edneide. Ela mesmo está preparando para janeiro uma seleção de estagiários para uma multinacional instalada em Camaçari  que busca um estudante com espírito inovador.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.