O aumento no uso do cartão de crédito e débito pelos consumidores estão forçando os pequenos e médios varejistas a buscarem soluções para reduz as perdas financeiras com o uso dessa modalidade. Isso acontece em razão de falhas na conciliação das vendas. Boa parte está recorrendo à automatização, com ferramentas de gestão, para facilitar na conferência das vendas na saída do caixa com as operadoras de cartão.
Nos últimos dois anos, o uso das máquinas de cartões de crédito e débito nos pequenos negócios cresceu consideravelmente. Conforme pesquisa feita pelo Sebrae entre 10 de setembro e 3 de outubro deste ano, mesmo com a oscilação da situação econômica do país, o aumento na utilização deste meio de pagamento foi de 19% em relação a 2016. A segurança e o faturamento são citados como importantes benefícios da utilização dessas máquinas, além da satisfação do cliente.
As máquinas de cartão têm sido mais adotadas pelos empresários do comércio, os mais jovens e mais acentuadamente nas microempresas. A dificuldade de Cordeiro no controle das vendas por cartão é compartilhada por outros pequenos empresários. Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional revela que 44% dos empreendedores aceitam o cartão de crédito e débito como forma de pagamento, mas somente 16,5% usam recursos tecnológicos, como computadores ou dispositivo móveis, para registrar essas receitas.
O dado é mais preocupante quando se verificam os prejuízos que ocorrem nas transações. Estima-se que 3% das vendas feitas com cartões podem ser perdidas por equívocos e falhas nos sistemas das operadoras. Isto ocorre por erros em conciliar as vendas efetuadas no crédito e débito. As compras com cartão de crédito, débito e pré-pagos cresceram 14,7% no terceiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2017, informou a Associação Brasileira das Empresas de Crédito e Serviços (Abecs). Esse resultado foi puxado sobretudo na modalidade crédito, que movimentou no período um montante de R$ 244,4 bilhões.