segunda, 07 de abril de 2025
Euro 6.42674 Dólar 5.86

CONSTRUÇÃO CIVIL TORCE PELA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E POR UM AJUSTE FISCAL PARA VOLTAR A CRESCER NA BAHIA

Redação - 21/12/2018 13:00 - Atualizado 21/12/2018

Por João Paulo Almeida 

A construção Civil é um dos setores mais importantes da economia da Bahia sendo uma das principais geradoras de emprego. Em contato com O Bahia Econômica, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, Carlos Henrique afirmou que o segmento teve um ano de 2018 estável com alguns pontos de alta e outros de baixa e que para 2019 a expectativa do novo governo é grande devido as reformas prometidas.

“Nós não estamos nem crescendo nem caindo, estamos andando de lado. Em 2018 tivemos na questão geração de empregos um ano instável, onde meses nós fechamos demitindo e em outros contratando e nesse momento eu diria que o setor está andando de lado, sem nenhuma evolução nem perda”, explicou o presidente.

Carlos também afirmou que para o segmento voltar a crescer é preciso que os investimentos sejam retomados. E que para que isso ocorra é importante que o novo governo tome duas medidas. A primeira é a reforma da previdência e a segunda é o ajuste fiscal. Com essas medidas tanto o setor público quanto o setor privado vão conseguir crescer e investir.

“Nós precisamos que o novo governo faça as reformas necessárias para que a economia volte a crescer. A reforma da previdência ajudaria ao setor público e o ajuste fiscal ajudaria ao setor privado, então nossa expectativa para 2019 está ligada a essas reformas. Se elas acontecerem o setor tende a ter um crescimento maior, caso contrario, vamos continuar estáveis”, explicou Carlos.

Em relação aos investimentos do governo federal no setor Carlos destaca uma curva decrescente no volume de recursos aplicados em habitação ao longo dos anos. “Em 2011 eram aplicados 12 bilhões, em 2016 chegamos a 20 bilhões em 2019 estão previstos 5 bilhões, então é uma curva descendente que preocupa o setor”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.