Após completar a caminhada que começou no Barbalho e só foi terminar em uma das cadeiras disponibilizadas na entrada da Igreja do Senhor do Bonfim, a dona de casa Odília Matos é uma prova viva de que quem anda com fé não costuma falhar. Enquanto ela fazia a sua prece semanal para o Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes divulgava a programação de Natal, Ano Novo e Festa do Bonfim em coletiva que aconteceu na Sede do Projeto Bom Samaritano, localizada na ladeira da Colina Sagrada. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) e apresentou novidades como a realização da Missa Solene de forma campal, em frente à igreja, para receber mais fiéis no dia 20 de janeiro, que é dedicado ao santo.
A Festa do Senhor do Bonfim em 2019 acontecerá entre os dias 10 e 20 de janeiro com o tema “Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz”. No dia 17 de janeiro, uma quinta-feira acontece a tradicional Lavagem do Bonfim, com caminhada que sai da Basílica da Conceição da Praia às 8h e segue o percurso de 8km até a Colina Sagrada. Segundo o padre Edson, reitor da Basílica do Bonfim, a escolha da paz como tema não foi por acaso. A necessidade de se refletir e buscar a paz só aumentou com o caso que aconteceu na Catedral Metropolina de Campinas nesta semana, quando um homem entrou armado na Igreja – cinco pessoas morreram após o ataque. O atirador cometeu suicídio no altar.
“A violência entrou na Igreja e isso é preocupante. Precisamos refletir e levar uma mensagem de paz”, aponta o padre Edson. O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim no dia da lavagem estará ornamentado com flores brancas e, atrás da cruz, serão fixadas quatro fitas com frases pedindo paz em Salvador, na Bahia, Brasil e mundo. Além disso, à frente do andor os fiéis vão abrir uma bandeira de quase 100 metros com a palavra “Paz”.