sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PREVIDÊNCIA VAI DITAR RUMOS DA ECONOMIA, AVALIAM ESPECIALISTAS

Redação - 14/12/2018 08:36 - Atualizado 14/12/2018

A necessidade de aprovar a reforma da Previdência para controlar os gastos públicos é um dos pontos determinantes sobre o rumo da economia no ano que vem, na visão de economistas do Instituto Brasileiro de Economia, da FGV. Segundo o Estadão, eles avaliaram que mudar a regra de aposentadoria será um dos maiores desafios do governo Bolsonaro.

“Nos primeiros trimestres de 2019, quando vai haver a batalha legislativa para a aprovação da reforma, poderemos ver se, mesmo com sucesso de reformas, a economia vai para níveis de crescimento mais altos”, comentou o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall.

O economista e outros analistas participaram nesta quinta-feira, 13, do seminário “Perspectivas 2019: Os Desafios para o Planalto”. O evento foi promovido pelo Grupo Estado e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). O cenário das contas públicas do Brasil para o ano que vem inspira cuidados, avalia Silvia Matos, do Ibre. “O País não tem solvência garantida. É preciso resolver as reformas para entrar em um ciclo sustentado.”

Sem a garantia de uma reforma, o banco Safra deverá revisar para baixo sua estimativa para o crescimento do País em 2019. “Atualmente estimamos uma alta de 3%, mas estamos em processo de revisão. Provavelmente a estimativa ficará no patamar entre 2,5% e 3%.”

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.