Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis e material de construção) tiveram alta nas vendas, frente ao mesmo mês de 2017. Acompanhando o que ocorreu no país como um todo, o crescimento das vendas do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,3%) foram a mais forte influência positiva no varejo baiano, no mês.
O segmento é o que mais pesa na estrutura do comércio do estado e teve seu terceiro resultado positivo consecutivo. O desempenho do setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com a maior taxa positiva em outubro (14,7%), também foi importante para a alta no varejo baiano no mês, nesta comparação. É um segmento cujas vendas crescem seguidamente desde outubro de 2017 e acumulam no ano de 2018 o maior crescimento (+12,5%).
Por outro lado, os maiores recuos ocorreram nos segmentos de Livros, jornais, revistas e papelaria (-43,8%), que vem caindo desde julho deste ano, e de Combustíveis e lubrificantes (-14,3%). As vendas no setor vêm recuando sucessivamente desde setembro de 2017 e já acumulam uma queda de 14,2% em 2018, maior do que todo o acumulado em 2017 (-0,3%).