quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2552

ROBÔ PARA PREVENIR ACIDENTES COM NAVIOS-PLATAFORMA É DESENVOLVIDO NO SENAI CIMATEC

Redação - 05/12/2018 10:56 - Atualizado 05/12/2018

A Unidade EMBRAPII Senai Cimatec (Bahia), a petrolífera Shell e a empresa britânica Innospection estão desenvolvendo um robô de inspeção submarina capaz de detectar defeitos e anomalias na estrutura do casco de navios-plataforma (FPSOs), onde é armazenado o óleo retirado do fundo do mar. O robô vai auxiliar na prevenção de acidentes em plataformas e navios de petróleo, uma vez que, os danos ambientais com vazamento de óleo são incalculáveis e a recuperação pode levar décadas ou até séculos.

O projeto tem custo de R$ 30 milhões, sendo que 1/3 do valor é aportado pela EMBRAPII com recursos não-reembolsáveis – o maior investimento até o momento da instituição. De acordo com o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, o setor de óleo e gás é estratégico para o País e necessita de constantes investimentos em pesquisa. “A exploração submarina reúne diversas competências tecnológicas, como robótica e inteligência artificial, que trarão mais segurança ao processo de exploração de petróleo”, destaca.

O desenvolvimento desta tecnologia irá permitir maior eficiência na inspeção de tanques de armazenamento de óleo, melhorando a integridade e a segurança dos navios-plataforma. Estima-se uma redução de custos entre 20% a 30% na inspeção dos tanques. O robô também será equipado com dispositivos para limpeza das incrustações marinhas, o que deixará a rotina desta atividade mais segura. Atualmente, a limpeza dos cascos é feita por mergulhadores com uso associado de ferramentas robóticas, drones e embarcação auxiliar.  O robô será lançado a partir do convés principal e se moverá na parte externa de cascos.

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o valor restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Atualmente, já foram firmados mais de 550 projetos na EMBRAPII, totalizando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.