sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

RUI DEVE SE REUNIR MAIS UMA VEZ COM A BASE PARA FALAR SOBRE SUA REFORMA ADMINISTRATIVA QUE VISA PRIVATIZAÇÕES E NOVA ALÍQUOTA PARA SERVIDORES

Redação - 26/11/2018 07:33 - Atualizado 26/11/2018

O governador Rui Costa deverá se reunir mais uma vez com sua base aliada para dar mais detalhes da sua reforma administrativa. Rui já confirmou que vai aumentar a alíquota dos servidores e pensa em passar para iniciativa privada algumas empresas do estado para reduzir os gastos e equilibrar a folha do estado. O novo encontro deve ser mais demorado e deve acontecer dentro das próximas semanas, quando o governador também irá anunciar seu novo secretariado para o novo mandato.

Rui Costa já confirmou que ampliará de 12% para 14% a alíquota de contribuição de servidores à previdência estadual. Segundo Rui, após anúncios de mudanças com a reforma da Previdência, que ainda não ocorreu, todos os estados do Brasil se complicaram com uma corrida por aposentadorias e na Bahia houve uma soma de 23 mil aposentados. A possibilidade de aumento de 12% para 14% da alíquota de contribuição dos servidores com a Previdência estadual tem gerado queixas da bancada governista na Assembleia. Os deputados temem desgaste com os funcionários caso tenham que votar a mudança, que deve ser enviada ao Legislativo pelo governador Rui Costa (PT).

Entre as medidas em estudo estão a extinção ou transformação em superintendências de empresas como CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia; CERB –Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia e a Bahia Pesca. No âmbito da redução do déficit da previdência está decidido a elevação da contribuição previdenciária de servidores, cuja alíquota deve subir de 12% para 14%. Já no relacionado à redução dos gastos com pessoal, além do corte de cargos com a extinção ou a anexação das estatais, está em estudo uma redução dos custos por secretária, com redução de cargos ou gratificações. Medidas de controle nas folhas de pagamentos e na frequência dos servidores também estão em estudo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.