sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

56ª FASE DA LAVA JATO APURA SUPERFATURAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE SEDE DA PETROBRAS EM SALVADOR

admin - 23/11/2018 08:08 - Atualizado 23/11/2018

Foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (23), a 56ª fase da Operação Lava Jato que apura um superfaturamento na construção da nova sede da Petrobras em Salvador. De acordo com a Polícia Federal (PF), até o momento, seis pessoas foram presas em São Paulo. Os nomes dos alvos ainda não foram divulgados. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

Conforme a PF, também houve superfaturamento nos contratos de gerenciamento da construção, de elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia. Os valores eram direcionados, segundo o PF, para viabilizar o pagamento de vantagens indevidas para agentes públicos da Petrobras, do Partido dos Trabalhadores (PT) e dirigentes da Petros.

De acordo com a PF, o Fundo Petrobras de Seguridade Social – Petros, mediante parceria com a Petrobras, investiu na execução da obra para alugar o prédio à empresa estatal por 30 anos. Porém, com o direcionamento da execução das obras para uma empresa ligada a outras duas empreiteiras já conhecidas da Lava Jato, o valor da execução ficou muito acima do que deveria, assim como o valor de aluguel a ser pago. Entre os crimes investigados nesta fase estão: corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta de fundo de pensão, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Esta fase da operação foi batizada de “Sem Fundos” por conta da perda do Fundo de Pensão da Petrobras e pelo fato de os crimes investigados parecerem revelar um “saco sem fundos”. Os policiais federais estão nas ruas para cumprir os 68 mandados de busca e apreensão, 14 de prisão temporária e oito de prisão preventiva – que é por tempo indeterminado. As ordens judiciais são cumpridas nos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.