quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

DIRETOR DO INEMA CONTESTA RELATÓRIO DE AGÊNCIA

admin - 19/11/2018 17:02 - Atualizado 19/11/2018

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou um relatório nesta segunda (19), no qual aponta que a Bahia tem 10 barragens com estrutura comprometida e risco de ruptura. O levantamento considera os dados de 2017, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo.

No entanto, o diretor de águas do INEMA, Eduardo Topazio, negou que exista esse tipo de risco em barragens baianas. “O relatório da ANA não é verdade. Não identificamos nenhuma barragem da Bahia com risco eminente de ruptura. […] estamos bem preparados “, disse Topázio, informando ainda que os riscos são “administrativos”. “Os riscos aqui são das barragens que estão sem administração porque o proprietário não cumpre seu papel de, por exemplo, entregar a documentação. Algumas delas, inclusive, foram notificadas pelo Inema durante esse ano”, concluiu.

O estudo da ANA encontrou, no entanto, problemas de rachaduras, infiltrações, buracos, medidores da vazão da água quebrados e falta de documentação que comprove a segurança do reservatório. Ainda segundo o relatório, as barragens de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, estão comprometidas com formigas e árvores.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.