Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos de cada uma das provas aplicadas e os cadernos de questões. O material está disponível na página do Enem. Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro. Além das respostas, o Inep vai divulgar os cadernos de questões aplicados nos últimos dias 4 e 11 a mais de 4 milhões de estudantes em todo o país.
Mesmo com os gabaritos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Por exemplo, se muitos candidatos acertarem determinada questão, ela será considerada fácil e, por isso, valerá menos pontos. Já a questão que grande parte dos estudantes errarem, valerá mais. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota após a divulgação do resultado final, em 18 de janeiro de 2019.
Na internet alguns professores comentaram as respostas e tentaram entender o que os elaboradores da prova pensaram na hora de colocar as questões para fazer a avaliação dos alunos. Alguns professores discordaram das respostas e outros acharam que o exame foi além daquilo que era necessário para avaliar os alunos. Outros já acharam que a prova foi previsível e atendeu a todas as expectativas. As postagens selecionadas pelo portal para essa matéria foram retiradas da rede social Facebook de instituições de ensino.