sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESTADO FORMA 111 MERENDEIRAS E AMPLIA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO

Redação - 14/11/2018 13:00 - Atualizado 14/11/2018

A preparação da alimentação escolar ganhou um ingrediente a mais para Josefa das Flores, 36 anos, uma das 111 merendeiras que foram certificadas, nesta terça-feira (13), pela Secretaria da Educação do Estado nos cursos de Agente de Alimentação Escolar e Auxiliar de Nutrição e Dietética, em solenidade realizada no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro Água de Meninos, em Salvador. Para ela, o conhecimento adquirido contribuiu para elevar a sua escolaridade, mas, principalmente, para agregar valor a cada produto utilizado na cozinha para a alimentação dos estudantes.

“Estou praticando o que aprendi, aproveitando melhor os alimentos e refletindo mais sobre a importância de uma alimentação nutritiva para as crianças”, afirmou Josefa das Flores. É no que também acredita a merendeira Priscila Gabriela da Conceição, de 32 anos, que ficou encantada com o aprendizado sobre os produtos orgânicos e está desenvolvendo um olhar empreendedor. “Pretendo aprofundar os conhecimentos para melhor atuar em escola e creches e, quem sabe, montar um negócio”, contou.

Com carga horária de 300 horas, os cursos de qualificação beneficiaram merendeiras de escolas estaduais e municipais dos Ensinos Fundamental e Médio de Salvador e Lauro de Freitas. A atividade, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contou com aulas teóricas e práticas sobre reaproveitamento de alimentos, valorização de produtos da Agricultura Familiar, manuseio e armazenamento de produtos, a importância de um cardápio variado e o potencial nutritivo de ingredientes locais como raízes, ervas e frutas, a exemplo do umbu e da macaxeira. Moqueca de caju e bolo de abóbora com macaxeira estão entre as receitas trabalhadas pelas merendeiras.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.