sábado, 12 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 5.9169

INTEROPERABILIDADE BANCÁRIA PODE LEVAR CAIXAS A MUNICÍPIOS AFASTADOS

Redação - 12/11/2018 13:45 - Atualizado 12/11/2018

Apenas cerca de 600 dos 5.570 municípios brasileiros têm acesso à rede de autoatendimento bancário 24h (dados Tecban). O fato de atingir somente aproximadamente 10% das cidades mostra que a distribuição de ATMs (Automated Teller Machine) não atende à demanda de um país em que 96% das pessoas têm o “dinheiro vivo” como principal meio de pagamento (dados do Banco Central). De certa forma, parte da demanda da população poderia ser compensada pelo atendimento online da rede bancária. Porém, considerando que menos de 65% dos brasileiros tem acesso à internet (dados IBGE), estima-se que a alternativa não alcance principalmente os municípios com população menos assistida.

Para José Luiz Rodrigues – da consultoria JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados – o Brasil caminha lentamente no processo de interoperabilidade, em oposição a outras formas de estímulo à concorrência, tais como os arranjos e instituições de pagamentos, pagamento instantâneo, cartões e fintechs. Entre as mudanças que apontam para essa movimentação do mercado, vale citar a diretiva de 2006 que viabilizou que as empresas de cartões de crédito interoperassem e, assim, foi reduzida a quantidade de máquinas no comércio em geral. E, mais recentemente, foi aprovada a Lei n° 12.865 que trata de arranjos e instituições de pagamentos que permitiu, entre outros, a liquidação de débitos fora do mercado bancário – antes limitada praticamente a TEDs e DOCs.

“O Brasil é muito criativo em soluções, mas ainda faltam algumas conquistas para trazer acessibilidade para municípios mais afastados e à população menos atendida. O atendimento bancário 24h precisa ser mais acessível à população. É importante incentivar a concorrência bem como aperfeiçoar a sistemática hoje disponível no mercado financeiro”, aponta José Luiz Rodrigues.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.