domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

AMERICANOS ELEGEM PRIMEIRAS DEPUTADAS MUÇULMANAS

Redação - 07/11/2018 07:43 - Atualizado 07/11/2018

Os americanos elegeram nesta terça-feira as duas primeiras deputadas federais muçulmanas, ambas democratas. Ilhan Omar representará o estado de Minnesota e Rashida Tlaib, Michigan. Omar, de origem somali, também é a primeira representante federal negra do estado de Minnesota. Ambas tiveram mais de 70% dos votos em seus distritos.

 

Além disso a esquerdista Alexandria Ocasio-Cortez, de origem porto-riquenha, venceu o 14º. Distrito de Nova York e se tornou a mais jovem deputada da história do país, com 29 anos. Ela é considerada uma radical no partido e defende o fim da patrulha migratória dos EUA, pelo Partido Democrata. As pesquisas indicam que Abby Finkenauer, também com 29 anos, pode ser eleita pelo Iowa — os resultados ainda não foram computados até o momento.

 

E, dentro dos feitos históricos, os americanos elegeram o primeiro governador assumidamente  gay. O democrata Jared Polis venceu no progressista Colorado: o primeiro estado a legalizar a maconha para fins recreativo no país.  Por outro lado, a democrata Christine Hallquist foi derrotada na disputa pelo governo de Vermont. Se vencesse, seria o primeiro governador transgênero do país.

 

Os americanos também elegeram Sharice Davids e Debra Haaland. Ambas serão as primeiras congressistas americanas de origem indígena. Davids, membro da Nação Ho-Chunk, também seria o primeiro membro do Congresso LGBTQ do Kansas. Haaland é uma democrata do Novo México e membro da tribo Pueblo of Laguna.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.