sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

ESPECIALISTAS VÃO ESCAVAR AVENIDA SETE EM BUSCA DE RIQUEZAS

Redação - 25/10/2018 14:21

As obras de requalificação da Avenida Sete prevêem escavações de até 100 metros de profundidade na região para prospecção arqueológica. Essa é a primeira etapa do projeto e deve durar, inicialmente, até dois meses.  A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta quinta-feira (25). O trecho contemplado pela requalificação começa na Casa D´Itália e segue até a Praça Castro Alves (cerca de 1,2 quilômetro). A proposta é resgatar e preservar a riquíssima história da avenida e da praça, que escondem vestígios que remontam ao período colonial, com escavações de no máximo 100 metros de profundidade. Durante obras na Rua Chile foram encontrados pelo menos 3 mil objetos arqueológicos no seu subsolo. Entre eles, fragmentos de louças dos séculos 17, 18 e 19.

Uma equipe de estudiosos irá delimitar as áreas que serão escavadas. A prospecção arqueológica será feita pelo próprio Consórcio Nova Avenida Sete, responsável pelas obras, e segundo plano apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As intervenções na Avenida Sete envolvem, além das buscas arqueológicas da etapa inicial, a revitalização e ampliação de calçadas em pedra portuguesa, preservando as características históricas originais, inclusive os brasões; troca do asfalto; delimitação de vagas de estacionamento; iluminação em LED; implantação de fiação subterrânea; criação de áreas de convivência; drenagem; arborização; adaptação de piso tátil e instalação de rampas para acessibilidade.

De acordo com a prefeitura, os pedestres serão os principais beneficiados, pois contarão com passeios recuperados e ampliados. Para proporcionar uma melhor acessibilidade, o lado esquerdo da calçada será ampliado em média de 5m e colocado piso tátil ao longo de toda extensão, junto com faixa de granito de 1,70m de largura. Já no lado direito, será colocado piso tátil ao longo de toda sua extensão, em paralelo a uma faixa de granito de 0,60m de largura. O calçamento em pedra portuguesa será recuperado, inclusive os brasões históricos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.