sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MORADORES DE PATAMARES ESTÃO ASSUSTADOS COM DOENÇA QUE ATINGE CONDOMÍNIO

Redação - 18/10/2018 09:52 - Atualizado 18/10/2018

Um série de sintomas bem aparentes estão assustando moradores de um condomínio no bairro de Patamares. São manchas vermelhas pelo corpo, principalmente braços e pernas, e muita coceira que duram entre cinco e seis dias. Isso é o que já sentiram 32 moradores. Ao todo, o conjunto habitacional, que tem 18 torres, reúne 1.622 apartamentos e uma área verde de 305 mil m² dentro da própria estrutura, que fica ao lado do Parque Metropolitano de Pituaçu, um dos principais pontos da cidade com remanescentes de Mata Atlântica.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investiga os casos ao lado do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), de equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com a coordenadora do Cievs, Cristiane Cardozo, a principal suspeita é que os sintomas da coceira misteriosa sejam causados por picadas de algum inseto ainda não identificado. “São características de picadas de insetos. Nós já descartamos a hipótese de arbovírus, a exemplo de zika e chikungunya”, explicou em entrevista ao jornal Correio da Bahia.

Ainda segundo Cristiane, equipes dos órgãos de saúde estão frequentemente no condomínio e já conversaram com os moradores. “Eles relatam que sentem um ardor rápido, o que chamam de pinicada, e depois as manchas aparecem e a coceira tem início. Mas, ninguém consegue ver o inseto, o que nos leva a pensar que seja alguma coisa muito pequena”, afirmou. Segundo ela, as pessoas atingidas estão utilizando apenas pomadas, cremes e hidratantes para aliviar a coceira.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.