sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

GOVERNO VAI LANÇAR TESOURO DIRETO PARA SER NEGOCIADO EM BOLSA

Redação - 14/05/2018 13:10

O Tesouro Nacional anunciou nesta segunda-feira (14) a criação de um fundo de investimento que permitirá a negociação de títulos do Tesouro Nacional na bolsa de valores, como se fossem ações de uma empresa. Chamado de ETF (sigla em inglês para Exchange Traded Funds), o fundo será formado por um conjunto de 15 títulos do Tesouro indexados ao IPCA – o índice de inflação oficial.

Segundo o Tesouro Nacional, essa será a primeira vez que títulos de renda fixa, públicos ou privados, serão negociados na bolsa de valores. Hoje o governo já oferece o Tesouro Direto, programa criado em 2002 e que permite que pessoas físicas comprem títulos públicos pela internet. Uma das diferenças é que, no caso do Tesouro Direto, os títulos são negociados por uma página específica e não na bolsa.

Outra diferença em relação aos Tesouro Direto, em que só pessoas físicas podem participar, é que o ETF estará aberto a todo tipo de investidor. “A base de investidores é bastante diversificada. Pode ser para fundo de pensão, previdência privada, fundo de pensão dos estados, fundo de investimento em geral”, disse o subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional, José Franco Medeiros de Morais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.