A 8ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), foi aberta nesta quinta-feira (11), no Recôncavo Baiano. Considerado um dos maiores eventos literários do país, a festa é realizada com patrocínio do governo do Estado e atrai grande número de turistas, o que se traduz em ocupação hoteleira de 100%.
Eventos como a Flica potencializam o turismo e a economia do município, como fica evidente no movimento da hotelaria. “Antes mesmo de se definir a data do evento, já tínhamos uma lista de espera por vagas”, disse Euler Oliveira, recepcionista da Pousada Pai Thomaz, que possui 13 apartamentos. Segundo ele, as vagas esgotaram assim que o evento foi anunciado.
O hotel Convento do Carmo, o mais tradicional da cidade, também teve os 26 apartamentos reservados com antecedência, segundo a recepcionista Josinete Conceição Batista. “Já em agosto, alcançamos plena ocupação para o período da festa literária”.
Em São Félix, separada de Cachoeira pela ponte Dom Pedro II, hotéis e pousadas também lotaram. “Nossos 23 apartamentos estão todos ocupados entre 11 a 14 de outubro”, informou Rejane Bispo, da recepção da Pousada Paraguassu.
Os secretários estaduais de Turismo, José Alves, e de Cultura, Arany Santana, participaram da cerimônia de abertura da programação.