quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

SENADORES ALIADOS DE RUI COSTA TEM VANTAGEM EM PESQUISA. JUTAHY E CORONEL ESTÃO MAL COLOCADOS

Redação - 28/05/2018 08:13 - Atualizado 28/05/2018

O ex-governador Jaques Wagner (PT) e a senadora Lídice da Mata (PSB) foram os senadores mais lembrados segundo pesquisa P&A divulgada na manhã de hoje (28), pelo portal Bahia Notícias. Essa é a primeira pesquisa realizada sem o nome do Prefeito de Salvador ACM Neto(DEM).

O ex-governador foi opção para 1,6% e Lídice da Mata para 1,4%. O senador Otto Alencar (PSD), que não é candidato em 2018, foi citado por 1,1% dos eleitores, e José Ronaldo, candidato ao governo, por 0,3%. A pesquisa trabalhou com três cenários estimulados para a disputa pelas duas vagas ao Senado em 2018. Na primeira, os 1.120 entrevistados deveriam escolher duas opções entre os seis nomes citados: Jaques Wagner, Lídice da Mata, José Ronaldo, Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), João Leão (PP) e Angelo Coronel (PSD). Como aconteceu na pesquisa espontânea, Wagner e Lídice lideram a disputa.

O petista é opção para 35,9% dos eleitores, enquanto Lídice para 25,3% – mais que o dobro do terceiro colocado. O ex-prefeito de Feira de Santana e que foi confirmado como candidato ao governo após a realização da pesquisa seria opção para 12,4% e Jutahy Magalhães Jr., apesentado como candidato ao Senado na chapa de José Ronaldo, teve 11,8% das intenções de voto. O vice-governador João Leão, que deve ser candidato ao mesmo cargo, seria opção para 8,2%, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, postulante direto ao cargo de senador nessa eleição, obteve 3,5% das intenções de voto. Para 26,5% dos entrevistados, nenhum dos nomes receberia o voto e 12,5% não souberam responder.

Quem não deve ter gostado dos números é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Ângelo Coronel(PSD), que espera ocupar a segunda vaga na chapa do governador Rui Costa(PT). A disputa interna na chapa de Rui está ficando ainda mais acirrada a cada dia. Na semana passada Lidice se recusou a se candidata a deputada estadual e ser o nome do PT a suceder o próprio coronel na Alba. A senadora também disse que não seria vice de Rui na campanha, nem suplente de Jaques Wagner.

A pesquisa foi realizada entre 24 e 30 de abril, antes da apresentação formal de José Ronaldo (DEM) como candidato ao governo no grupo liderado por DEM e PSDB, o nome do ex-prefeito de Feira de Santana apareceu na pesquisa estimulada – em 2010, ele foi candidato ao Senado e não logrou êxito na disputa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.