Em levantamento feito pelo portal G1 analisando as recentes pesquisas do Ibope de intenção de voto para senador nos 26 estados e no Distrito Federal apontou que os presidenciáveis Fernando Haddad do PT e Henrique Meirelles do PSL são os que mais conseguiram alavancar campanhas para o senado.
Em 2018, há 2 vagas para o Senado em disputa por estado e no DF. Assim, os dois primeiros colocados em uma dessas unidades serão eleitos. Considerando a margem de erro apontamos os seguintes dados. Em 9 estados, os dois primeiros estão isolados dos demais candidatos: Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul;
Em outros 12 estados e no Distrito Federal, há empate técnico na disputa pela segunda vaga. Isso ocorre no Acre, no Amazonas, na Bahia, em Minas Gerais, no Mato Grosso, no Pará, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Rondônia, em Sergipe, em São Paulo e no Tocantins, além do DF; Em 5 estados, há empate técnico entre três ou mais candidatos que estão mais bem posicionados nas pesquisas. Isso quer dizer que, considerando a margem de erro, não há nenhum concorrente isolado nem na primeira nem na segunda colocação. São eles: Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina.
Levando em conta os estados em que o 1º colocado está isolado dos demais ou empatado tecnicamente apenas com o 2º, o cenário é o seguinte: