sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CRESCE O NÚMERO DE PESSOAS QUE UTILIZAM CARTÃO DE CRÉDITO

Redação - 12/09/2018 13:00

Um dos mercados que mais cresce no Brasil é o de cartões de crédito e cartões pré-pagos. No momento, circula, em todo o país, cerca de 648 milhões de dinheiro de plásticos, o que dá uma média superior a três cartões por habitante. Cerca de 60% do consumo das famílias ainda é feito com dinheiro em espécie e 25% com cartão. Embora, boa parte do público brasileiro considere o cartão como forma de pagamento “mais segura, mais cômoda e mais limpa”, em relação ao dinheiro.

Nos últimos dez anos, o volume de pagamentos eletrônicos aumentou consideravelmente em todo o país. Atingiu a 576% e alcançou 542 bilhões de reais. A cada três ou quatro anos, o total de recursos movimentados via cartões dobra. Para o diretor executivo da Abecs, Ricardo de Barros Vieira, o pré-pago só está começando a crescer. “O cartão pré-pago é um excelente instrumento de inclusão financeira, que oferece ao consumidor segurança, conveniência e maior controle financeiro, permitindo inclusive compras pela internet.” E acrescenta: os cartões pré-pagos já respondem por 34% do consumo das famílias e  o valor movimentado em 2017 foi de R$ 1,36 trilhão”.

Desde que foi regulamentado pelo Banco Central, em 2013, o mercado de cartões pré-pagos vem crescendo e ganhando mais adeptos a cada ano. Esta aceitação deve-se à facilidade em obtê-lo. Normalmente, o usuário precisa apenas cadastrar o CPF, o que ajuda na inclusão financeira. O meio de pagamento é também uma alternativa para empresas que têm funcionários que efetuam gastos corporativos ou para campanhas promocionais e recompensas financeiras.

De acordo com o executivo da Abecs, “o cartão pré-pago começou a demonstrar diversas utilidades e capacidade de se moldar aos mais variados nichos de mercado. Então, as empresas que usavam apenas para benefícios de refeição e alimentação, por exemplo, começam a adequar o plástico às despesas administrativas e gastos corporativos”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.