sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS É BAIXO, DIZ MINISTRO DA FAZENDA

Redação - 03/09/2018 12:25

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, reconheceu que o crescimento econômico do Brasil é baixo e defendeu o ajuste fiscal como principal instrumento para o país mudar essa trajetória. “Não conseguimos recuperar a capacidade de crescer. O crescimento potencial do Brasil hoje é baixo. Se a gente não seguir o nosso processo de reformas será difícil deslocar esse PIB potencial para conseguir crescer na média de 2,5% que eu acho que é o que a gente conseguiria crescer hoje nas condições atuais”, afirmou Guardia.

O ministro deu a declaração durante a abertura do 15º Fórum de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira (3), informa o G1. A economia teve crescimento de 0,2% no segundo trimestre, segundo o IBGE divulgou na sexta-feira (31). Para Guardia, “a brutal crise de 2015 e 2016” tem origem no desequilíbrio fiscal. Segundo o ministro, nenhum governo entregou o gasto público menor do que recebeu desde 1991 e esse gasto se acentuou muito a partir de 2008.

Guardia diz que o crescimento da despesa pública, que é a causa do desequilíbrio fiscal, está em 20% do PIB. Ele defendeu o enfrentamento do crescimento do gasto público com a manutenção do teto dos gastos, e não com elevação da carga tributária. “Para voltar a ter superávit primário de 3% do PIB não tem mágica”, diz.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.