terça, 15 de abril de 2025
Euro 6.68003 Dólar 5.8976

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E A PÓLIO TEM DIA EXTRA NESTE SÁBADO

Redação - 01/09/2018 11:14 - Atualizado 15/09/2018

O Brasil terá um dia extra de vacinação contra a poliomielite e o sarampo neste sábado (1º). A pedido do Ministério da Saúde, os municípios que não atingiram a taxa de 95% de crianças de 1 a 5 anos imunizadas deverão abrir seus postos de saúde. Amapá, Pernambuco e Rondônia já conseguiram bater a meta proposta pelo governo. Mesmo assim, algumas cidades desses estados que não conseguiram vacinar o percentual necessário de crianças poderão disponibilizar doses das vacinas.

Até esta sexta-feira (31), o Rio de Janeiro tinha o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Pará, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. No Brasil, segundo o ministério, 2,7 milhões de crianças ainda não tinham sido vacinadas. De acordo com o ministério, a mobilização desse dia extra de vacinação fica a critério de cada cidade e é importante que os pais verifiquem com as Secretarias Municipais de Saúde quais são os postos que deverão ser abertos.

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”. Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.