quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.8285

SEE/BA IMPLANTA FÁBRICA-ESCOLA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SALVADOR

Redação - 30/08/2018 15:51 - Atualizado 30/08/2018

A primeira Fábrica-Escola da Construção Civil da rede estadual foi instalada pela Secretaria da Educação do Estado, nesta quinta-feira (30), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. A estrutura funcionará como laboratório para aulas práticas e desenvolvimento de projetos, pesquisas e intervenções sociais para estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Construção Civil, Edificações e Desenho da Construção, bem como para os alunos que farão os cursos de qualificação profissional em pedreiro de alvenaria, pintor de obras, cadista e desenhista para a Construção Civil, que serão ofertados pela unidade de ensino.

A Fábrica-Escola é dotada de duas salas e uma área externa transformada em canteiro de obras. O espaço tem equipamentos usados na construção civil como betoneiras, furadeiras, itens de Segurança do Trabalho como capacetes, luvas, máscaras e óculos de proteção, além de kit multimídia para recursos audiovisuais. Dentre as salas, a de maquete chama a atenção pelo detalhamento da reprodução de patrimônios materiais e imateriais de Salvador e da Bahia como o Elevador Lacerda e a Baia de Todos os Santos, sendo esta última com uma sugestão de projeto para a ponte Salvador-Itaparica. As maquetes foram elaboradas pelos próprios estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio no CEEP.

Presente à inauguração, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre o papel educacional e social da Fábrica-escola. “Esta unidade aqui tem um sabor especial, porque geralmente contrata-se uma empresa de Construção Civil para preparar uma escola. Aqui, os professores e estudantes que vão dizer qual a formação e ações que devemos aplicar na unidade enquanto experiência prática. Portanto, a partir de agora, a nossa fábrica-escola será requisitada, por exemplo, para acompanhar projetos e planilhas na rede estadual, podemos atuar em todas as escolas, auxiliando na formação, formando mão de obra para o mercado. Um desafio desta fábrica será a unidade interagir com a comunidade e vice-versa, a partir da visitação a comunidades da periferia e emprestar o desempenho profissional a partir da orientação técnica aos moradores de bairros periféricos”, relatou Pinheiro.

Uma tratativa, conforme o secretário, foi firmada com a Coelba visando uma formação dirigida na área de Construção Civil. “Com isso, a empresa vai poder orientar as suas empreiteiras a contratarem só aqueles alunos que passarem por esta formação. Este é o eixo pedagógico que a gente tem trabalhado no sentido da transformação da Educação na Bahia, voltada para a cidadania, para o mercado do trabalho e para a formação superior”, pontuou Pinheiro, destacar que já está em fase de implementação a Fábrica-Escola de Informática, em Salvador.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.