O candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) frustrou produtores rurais e empresários ao responder sobre o combate à violência nesta terça-feira (28). Mesmo entre uma plateia amigável em palestra na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (RS), a meta de redução do índice de homicídios do tucano causou burburinho.
Ao citar o critério da OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo o qual mais de 10 assassinatos por 100 mil habitantes é epidemiologia, ele calculou o limite aceitável para a cidade. “Caxias arredondando tem 500 mil habitantes [são 435 mil, segundo o IBGE]. Não pode ter mais de 50 homicídios por ano. Se passar disso…”, afirmou Alckmin do palco.
Segundo a Folha, os empresários e produtores rurais se agitaram nas cadeiras. Segundo o último Atlas da Violência, Caxias teve 35,5 assassinatos por 100 mil habitantes – o que corresponde a quase 155 homicídios no ano. “No Brasil, foram assassinadas 63 mil pessoas”, observou o tucano, que então mudou o tom. “Mas eu quero trazer para vocês uma mensagem de esperança e confiança. O copo é meio vazio, está cheio de problemas, mas também está meio cheio”, afirmou.