quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ORÇAMENTO DA UFBA PARA 2019 NÃO COBRE A INFLAÇÃO E PODE PREJUDICAR INSTITUIÇÃO

admin - 24/08/2018 09:29 - Atualizado 24/08/2018

O orçamento aprovado para a Universidade Federal da Bahia para 2019 foi igual ao ano de 2018. Isso significa que o orçamento desse ano, que já era apertado, em 2019 não vai cobrir a inflação anual. Em entrevista a Rádio Metrópole o reitor da UFBA, João Carlos Salles, alertou, para o risco de as instituições de ensino superior terem ações “limitadas” nos próximos meses.

Segundo o docente, o orçamento aprovado para este ano na Ufba foi o mesmo do anterior, “que já era pouco e sem levar em conta a inflação”. “O orçamento está justo, curto, mas a depender do cenário isso pode ser contingenciado, o que pode limitar as ações da universidade. Temo por enfrentar uma pauta complicada. Acho que tem um projeto que pensa em reduzir a universidade a funções mais restritas […] A gente vai ter que resistir a isso”, pontuou.

Salles ressaltou que os estudantes ensino superior não podem ser tratados como clientes. “Ele é um cidadão. Universidade pública forma cidadãos, não consumidores, clientes, que vão ter um diploma”, salientou. O docente também defendeu as cotas que, na visão dele, “são uma grande política social”. “É um empreendimento de Estado. Não podem ficar à mingua os estudantes que têm acesso à universidade. Tem que ter todo um amparo para ter as melhores condições. Isso dá a cor específica da universidade pública. Acho que, neste caso, cumpre sua função social”, salientou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.